Dicas

Outubro Rosa: sinais do câncer de mama e como se prevenir

Outubro Rosa: sinais do câncer de mama e como se prevenir

O Outubro Rosa é um movimento internacional que foi desenvolvido para alertar sobre a prevenção, cuidados e diagnóstico precoce do câncer de mamana década de 90 e que teve sua chegada ao Brasil no ano de 2002. Sendo o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo ele merece total atenção e no Brasil, os números de mortes pela doença é alto devido aos diagnósticos tardios.

Para uma doença que merece ênfase, citaremos alguns sinais que devem ser analisados com muita atenção e cuidado pois auxiliam na descoberta do câncer de mama:

  1. Pele grossa e presença de nódulos
  2. Covinhas nas mamas
  3. Mamilos e aréolas com aspecto rugoso
  4. Mamas vermelhas e quentes
  5. Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos
  6. Caroços elevados
  7. Mamilo retraído
  8. Mudança no formato ou tamanho
  9. Nódulos
  10. Inchaço do braçoe

“Hábitos simples como praticar atividade física regular, alimentar-se de forma saudável, evitar consumo de bebidas alcoólicas, amamentar e evitar uso de hormônios sintéticos poderiam evitar em até 30% os casos de câncer de mama." - Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde.

Para se prevenir faça o autoexame, se toque e tenha em dia seus exames de mamografia para que caso adquire o câncer de mama, possa ser diagnosticado precocemente e desta forma receber o tratamento adequado. O outubro rosa é muito importante e lembrando que o câncer de mama não atinge somente mulheres!

Após saber sobre alguns sinais do câncer de mama e como se prevenir, não deixe de compartilhar esta informação que é muito importante para alguém especial também, pode ajudar bastante!

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?